Vou contar um resumo do meu histórico capilar para vocês, então senta que lá vem história! :)
Como (eu acho que) todas sabem, meus cabelos são cacheados. Mas o que ninguém daqui sabe é que eu sempre tive problemas com meus cabelos. Quando era menor, minha querida mãezinha penteava meus cabelos a seco e cometia o maior pecado para os cachos, e isso contribuiu para meu pavor de cabelos cacheados durante minha adolescência.
Não culpo a dona Deise por isso, já que ela tinha duas filhas pequenas para cuidar, uma casa, marido e os problemas que nós duas arrumávamos para ela! Maaass, quem tem cabelo cacheado sabe que pentear (ou escovar) os cachos secos é assassinato!
Fui crescendo e adquiri uma nova rotina para meus cabelos: meio pote de creme para pentear por manhã. Isso domava minha rebedia cacheada e mantinha o cabelo no lugar por mais tempo, mas não preciso dizer que esse 'cuidado' foi muito prejudicial pro meu couro cabeludo, né? Resultado: o creme sufocou tanto meu couro cabeludo que ganhei de presente uma Dermatite Seborréica (vulga caspa) de bandeja.
Quando comecei a me interessar mais por maquiagem, descobri que precisava cuidar mais do meu visual cabelístico, então fui na onda mais cansativa da minha vida: cortei o cabelo bem curtinho, com franja acima dos olhos e me obrigava a lavar, secar e pranchar minhas madeixas todo santo dia! Nossa, como eu ficava cansada! Eu tenho muuuito cabelo, então mesmo curto demorava muito.
Até que tive a Thaís (que fez um aninho já, e em breve vou fazer um post contando sobre a festinha!) e eu simplesmente deixei de ter tempo para lavar os cabelos todo dia, secar e pranchá-los. Enfim, eu tive que aprender na marra a cuidar melhor dos meus queridos!
Comecei a pesquisar sobre cabelos cacheados, como tratar e cuidar e aprendi bastante. Hoje eu até recebo elogios! hahaha Que mudança, né?
Uma das rotinas que passei a adotar é a de Plopping ou Plunking, A técnica do plunking consiste em utilizar uma toalha de microfibra ou uma camisa velha de algodão para enrolar e apertar seu cabelo contra o tecido durante 20 minutos, que por sua vez irá absorver a água e manter as formas de seus cachos bem definidas. O vídeo acima explica bastante sobre a técnica, vale conferir!
Mas o plunking não funciona sozinho. Custei muito a encontrar produtos que me ajudassem a definir os cachos, mas ainda assim deixando-os leves e soltos. É aí que entra a linha Sou + Cachos da Yenzah.
A Yenzah é uma marca que vem crescendo bastante ultimamente. Há um tempo, ouvi na rádio daqui de Petrópolis sobre a linha Yellow Off da marca e fiquei curiosa. Corri pra internet para saber se eles possuiam alguma linha de cuidados para cabelos cacheados e fiquei muito feliz ao encontrar a Sou + Cachos. Então, eu perguntei lá no twitter se alguém já tinha usado algo da marca, e eles entraram em contato comigo para me enviar alguns produtos para teste. Eu amei a oportunidade e claro, aceitei (acha que sou boba?!).
Shampoo Ativador, Condicionador Ativador e Creme Leave-in Ativador Suave Sou + Cachos Yenzah
A linha Sou + Cachos promete:
Yenzah Sou + Cachos foi desenvolvida para a mulher que deseja o prazer de assumir a beleza dos seus cachos. Contém Lipoprotein, um composto exclusivamente criado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Yenzah, que reune liponutrientes e proteínas. Além disso, oferece a suavidade do óleo de Algodão. Praticidade e tratamento juntos para cuidar dos fios e do couro cabelud, equilibrandi as necessidades de hidratação e nutrição, mantendo o cacheado definido, com brilho, sedosidade e volume desejado.A Yenzah me enviou os três produtos acima, mas a linha é mais extensa e conta até com Máscara para Tratamento e Gel para Cachos Perfeitos.
Minha rotina é bem básica: lavo os cabelos de dois em dois dias (senão resseca!), se a dermatite estiver muito atacada eu lavo o cabelo com um anticaspa e depois com o Shampoo Ativador; aplico, massageio e deixo o Condicionador Ativador em repouso por alguns minutos e enxáguo. Com uma camisa de algodão velha aperto os cabelos para retirar um pouco do excesso de água, aplico o Leave-in em quantidade média e espalho de baixo para cima, apertando o cabelo para dar forma. Faço o plunking por 20 minutos.
O resultado é esse:
Cabelos com muito brilho, cachos definidos, soltos e leves. Eu gostei muito da linha da Yenzah e, se não encontrar outros produtos para testar, vou comprar novamente.
Ah! Aproveitei para fotografar a textura dos produtos, principalmente o shampoo:
Shampoo Ativador
De todos, ele é o único que merece uma atenção especial para a textura: ela é bem firme, e às vezes isso pode dificultar tanto a retirada do produto da embalagem quanto na hora de espalhá-lo nos cabelos. Acho que vale à pena pesquisar uma fórmula menos concentrada e mais fluída para o shampoo.
Mas, gente: isso não é nada que atrapalhe e/ou interfira no resultado final dos cabelos!
Condicionador Ativador
Nem concentrado demais, nem líquido demais. Ótimo para espalhar e não é oleoso.
Creme Leave-in Ativador
A quantidade do creme acima é a de uma apertada no pump. Para meu cabelo, costumo apertar duas vezes que cobre bem!
A textura é cremosa e mais concentrada que a do condicionador, mas acho boa. Mesmo aplicando e não enxaguando, não sinto meu cabelo pesado nem o couro sufocado. Costuma dar forma até minha próxima lavagem. Muito legal!
Os produtos são todos grandões e rendem bastante! Os meus já estão em uso há mais de um mês e ainda tem bastante coisa nas embalagens, principalmente na do Leave-in!
A média de preços de cada produto é R$20, muito digno para o efeito final! :) Para saber onde encontrar os produtos da Yenzah, clique aqui.
Alguém já experimentou algum produto da marca ou tem dicas de outros produtos bons para cachos? Conta prazamygha!