S.O.S. Maquiagem | Pincéis: para Olhos



O  post de hoje surgiu em uma sugestão, através do twitter, vinda da minha sis, a Bruna (@umabruna). Ela disse quesó sabe identificar o pincel de blush (oi? hauehuheauh), então eu resolvi vir aqui explicar pra ela, bem desenhado mostrar para todas vocês os pincéis e suas funções.

Infelizmente, eu não tenho taantos pincéis assim, mas os meus cumprem bem suas funções! É tudo bem variado mesmo, entre nacionais e alguns internacionais. Existem bem mais pincéis por aí, com as mais diferentes funções para olhos hoje em dia. Tem coisa que vale a pena ter e outras não! Espero que eu consiga ajudar vocês nesse mundo de tantas opções.


Antes de tudo, vale lembrar de alguns pontos sobre o assunto:


Esse esquemina é muito bom para saber bem os nomes e não ficar perdida nesse post enorme! Assim você sabe para onde cada pincel é feito.

Existem mais de 60 tipos de fibras de pincéis, que vão das naturais até as sintéticas, passando pelos duo fibers. Cada um é feito para um tipo de textura diferente de produtos, e seu uso correto dá acabamento impecável à maquiagem. Vou falar sobre os três tipos mais comuns:
  • Cerdas Naturais - São indicadas para aplicação de produtos em pó. Finalizam a maquiagem com maciez. Podem ser feitos de crinas de cavalos, pelos de lontras, texugos, esquilos, cabras e até pôneis. O material costuma variar com o preço: os mais duros são os feitos a partir de crinas; os mais macios, pelo de lontra. São mais difíceis de serem limpos, pois são mais densos e demoram mais para secar. Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas a algum tipo de pincel natural, então fique de olho!
  • Cerdas Sintéticas - São indicadas para aplicação de produtos líquidos ou em creme, pois são mais fáceis de limpar. Também dão maior firmeza à aplicação. Normalmente são feitos à base de fibras sintéticas, nylon ou taklon - uma fibra sintética tratada de forma a se assemelhar ao máximo com a textura e a finalidade de um pelo natural. Suas cerdas são lisas e não absorvem o produto. Apesar de serem sintéticos, dependendo do produto e marca, não são necessariamente duros. Existem muitos pincéis sintéticos mais macios que alguns naturais. É muito difícil alguém apresentar reação alégica a fibras sintéticas.
  • Duo Fiber - São pinceis confeccionados com dois tipos de fibras: a parte preta é composta de fibras naturais, já a parte branquinha é composta por fibras sintéticas,  do mesmo material que a fibra ótica. Podem ser utilizados para aplicar itens líquidos ou em pó. A promessa deste tipo de pincel é um acabamento perfeito que confere à maquiagem um ar bem mais natural, uma vez que o pincel não deixa excessos do produto no rosto, e combina os dois tipos de fibras. Normalmente são mais caros, e já existem duo fibers para olhos também.

Como são muitas fotos, o post vai ser dividido em duas partes: para Olhos e Rosto. Hoje vamos começar com os de olhos!



Esses são os meus pincéis para olhos atualmente. Misturados entre Marco Boni - daquele kit que eu mencionei aqui -, Coastal Scents e unzinho da Avon. Vou começar falando deles na ordem de baixo para cima.



Coastal Scents Pink Oval Fluff Deluxe Shadow Brush - Esse é o meu pincelzão! De início, ele pode parecer meio inútil pelo seu tamanho, mas eu adoro esse pincel para iluminar embaixo da sobrancelha. Muitas vezes uso para aplicar iluminador em certas partes do rosto, como nas têmporas.

Ele também pode ser usado para aplicar sombras mais simples em toda a pálpebra, como uma sombra iluminadora antes do delineado.



Ele é bem grandão e denso, mas suas cerdas são bem curtinhas e naturais.

Esse não é um pincel importante na montagem do seu kit, é mais um complemento. Se você estiver procurando dicas para kits básicos de pincéis, se atenha aos mais importantes primeiro.



Sigma Makeup E25 Blending Brush - Esse pincel recusa apresentações. Falei dele aqui, e resumindo: é o meu melhor pincel, sem brincadeiras. Toda mulher precisa de um pincel de esfumar, e esse é o tal.



Ele tem tamanho médio, e serve perfeitamente em todos os olhos, ajeitando-se no côncavo e esfumando facilmente qualquer sombra. Adoro esse pincel! Não tenho certeza se suas cerdas são naturais ou sintéticas. Se forem sintéticas, são realmente muuuito macias!

Esse é um pincel muito importante para seu kit.



Primeiramente: não reparem que ele está manchado! Tudo bem, vocês já repararam. Na verdade, ele está assim porque é um dos meus menos importantes, mas resolvi incluí-lo na lista porque como ele é sintético, gosto de usá-lo para aplicar o meu delineador em gel da Avon como base para smokey eyes.

Infelizmente, desde a primeira aplicação ele manchou, e não há banho nesse mundo que tire o preto das suas cerdas!

Esse pincel veio no kit Marco Boni que eu comprei há dois anos, para começar a quebrar meu galho com maquiagem. Se você pode fazer compras internacionais, não recomendo a compra desse kit, mas se não tiver jeito e você não puder ainda, se joga nele sim.

Esse não é um pincel muito importante para seu kit.



Coastal Scents Chisel Fluff Medium Shadow Brush - Esse pincel é o meu básico de todo dia. Uso para aplicar a sombra na pálpebra e no côncavo. Por seu tamanho ser menor, ele serve para qualquer tipo de olhos. Possui cerdas naturais.



Ele é bem curtinho e tem densidade média. Na falta de um pincel para esfumar, após aplicar as sombras, você pode limpá-lo em um lenço de papel e dar uma esfumadinha básica com ele. Funciona bem!

Esse é um pincel muito importante para seu kit.



Esse pincel é muito bom! Tem uma pontinha em V invertido, é bem firme e tem cerdas naturais. Gosto muito dele para delinear com gel. O traço sai retinho!

Infelizmente, a Avon não fabrica/vende mais esse pincel no Brasil, mas na gringa você encontra. Além disso, você pode encontrar um tão bom e preciso quanto esse na Sigma Makeup aqui, por apenas $9!

Esse é um pincel muito importante para seu kit.



Coastal Scents Pink Round Crease Eye Brush - Pincel para aplicar sombras no côncavo. Hmmm... Esse pincel, não sei não. Quando eu o comprei, achei muito bom, mas hoje em dia não me satisfaz. Acho que suas cerdas são de crina de cavalo, pois ele é bem duro e pinica bastante.


Ele é redondinho e tem densidade média. É mais ou menos para esfumar delineados com lápis feitos por cima da sombra já pronta, mas só isso. Não recomendo.

É muito importante ter um pincel bom de precisão para o côncavo. Na Coastal Scents você encontra outro  pincel desse, que parece ser bem melhor. A Sigma também tem um, aqui.

Esse é um pincel muito importante para seu kit.



Ótima opção nacional para aplicação de sombras e/ou esfumar. Antes do E25, era com esse que eu me virava para esfumar as minhas sombras.

Gosto também para aplicar sombras iluminadoras antes do delineado.



Suas cerdas são mais compridas e ele é bem denso, mas achatado. Possui cerdas naturais.

Exemplo perfeito de como pincéis nacionais também podem ser bons.

Esse é um pincel muito importante para seu kit.


Meu nome é Bianca e eu uso pincel de esponjinha. Sim, eu uso! Mas não para aplicar sombras compactas. A esponjinha, por mais incrível que pareça, é uma maravilha para depositar sombras soltas e pigmentos na pálpebra. Com ela, a sujeira é quase nenhuma, e a cor fica mais viva.


Tanto faz se a sua for de cabo longo ou daquelas que vêm no estojinhos de sombras. O importante é guardar uma, ao menos, para casos em que você necessite aplicar sombras soltas.

Esse é um pincel muito importante para seu kit, e você o encontra com muita facilidade por aí.



Coastal Scents Flat Taklon Synthetic Liner - A Coastal, infelizmente, não vende mais esse pincel. Uma pena, porque ele é ótimo!

Gosto muito de usar para aplicar sombras em forma de delineador, com o pincel molhado. O efeito é ótimo!

Também uso muito (muito mesmo) para preencher minhas sobrancelhas com sombra em pó, no caso de não ter um lápis à mão.



Ele possui cerdas bem curtinhas e é bem fininho. O legal dele é que sua cerdas não são retas no topo. Elas possuem um certo "desfiado", que por mais incrível que pareça, dá um ar diferente na maquiagem, pois fica mais suave.

Esse é o exemplo de pincel sintético firme e macio, de muita qualidade. Recomendaria muito, mas como eu disse lá encima, ele não está mais à venda.

Apesar de tudo, esse não é um pincel tão importante assim. O de pontinha fina é bem mais!

 
E... Fim! Ufa! Não falei que seriam muitas fotos?

Espero ter ajudado vocês com esse post! Fiquem ligadas, pois bem em breve o post sobre os pincéis de rosto vai sair.

Se ainda restam algumas dúvidas, sintam-se livres para perguntar! Pode ser pelos comentários, ou então vá a seção de Contato para saber onde me encontrar em diferentes redes.


4 comentários!:

Thaís Araújo achou que...

Amei mesmo o post e as dicas!
Nesse assunto de pincéis eu sou meia perdida.. Rs

Beijos.
www.consumisse.blogspot.com
@thaharaujo

Kelly Cristina achou que...

Oi Bianca!!!
Gostei muito do post... bem detalhada, explicado e com certeza irá ajudar muita gente!!!
Sei que há muitas pessoas, principalmente na blogosfera que fala mal do pincél esponginha, mas eu usooo e adorooo... é tão melhor para depositar sombra e como vc mesma disse tbm glitter... e uma das maquiadoras que mais admiro no Brasil, Alice Salazar, a usa, porque eu não iria usar... ahhh se vc não conhece o trabalho dela, vale a pena viu... ela tem um canal no YT...
E falando em redes sociais e tal... te add no TT, viu!!!
Beijão e ótima semana!!!
;-)
Kelly

Renata achou que...

Adorei! Com certeza não ajudou só a sua amiga, mas a mim tbm! Acho que eu já comentei que quase não tenho pincéis (rs) e to querendo comprar alguns, mas realmente é muito difícil saber os pincéis que realmente precisamos, agora já sei o que eu vou comprar! Super obrigada, Bia! Beijinhos

Unknown achou que...

Nossa Bianca, achei este post super útil, eu tambem sempre me confundo com alguns novos pinceis de olhos. Mas agora sei todos \o/

Comente você também!

Todos os comentários deixados aqui serão lidos e moderados previamente.
Desse jeito, poderei responder a cada uma.
Serão publicados aqueles que respeitem as regras abaixo:

- Que contenham conteúdo compatível com o assunto do post;
- Que não contenham propagandas desnecessárias e/ou spams;
- Xingamentos ou palavrões serão excluídos.

Evitem colocar o link do seu blog no corpo do comentário, pois o Blogger pode redirecioná-lo para SPAM. Se quiser deixar seu link, comente usando a opção Open ID.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...