S.O.S. Maquiagem | Tipos de Rostos e Maquiagem de Correção


Continuando com nosso S.O.S., hoje vou falar sobre o formato de cada rosto e como brincar com luz e sombra para corrigir ou acentuar as características de cada tipo.

Antes de tudo, vamos relembrar o que eu disse no post dos olhos: o que é escuro esconde e o que é claro realça. Isso é imprescindível na hora de corrigir seu rosto, pois os truques serão feitos com o blush, iluminador e bronzer.

Lembrem-se desse diagrama (tosco) na hora de pôr em prática os truques.

Rosto Longo



O rosto longo tem mais ou menos a mesma medida da largura da testa e do maxilar, mas o comprimento do rosto longo é bem maior que a sua largura.





Como fazer o rosto parecer mais 'curto'? 

Clique para aumentar
Aplique o blush da parte posterior das 'covinhas' no sentido horizontal até as orelhas. Assim, você fará o rosto ficar mais gordinho e menos alongado. Logo depois, aplique o bronzer no centro da testa, rente à raiz dos cabelos. Aplique também no queixo, pois o escuro irá diminuir a área. Feito isso, ilumine as bochechas, o maxilar inferior e as têmporas.


Rosto Oval



O rosto oval é levemente mais largo na linha das maçãs estreitando-se em direção ao queixo. É um formato que não exige muitos truques de modelagem. 




Como realçar o rosto oval?

Com o blush e um pincel macio no centro das bochechas, puxando um pouquinho na diagonal. O bronzer não é necessidade nesse caso, mas se preferir, passe o pó bronzeador na testa, apenas para dar aquele ar de sol. Ilumine a área ao redor dos olhos, sobre o nariz e queixo apenas para realce.


Rosto Redondo


Tem tendência a ser mais largo na linha das maçãs do rosto, testa, bochechas e queixo e com as laterais mais suavizadas ao longo do maxilar. O objetivo da maquiagem para rosto arredondado é alongar, adicionando altura fazendo parecer mais longo.



Como fazer o rosto ficar mais largo?

Passe o blush nas maçãs e puxe até as têmporas. Para emagrecer as bochechas use o bronzer na parte inferior das bochechas em direção ao maxilar esfumando sempre muito bem. Passe também nas laterais da testa. Isso ajuda a emagrecer mais o rosto. Ilumine o centro na zona T, trazendo para a frente o centro do rosto.


Rosto Retangular



Possui a testa e o queixo quase do mesmo tamanho. Tem o maxilar mais quadrado, e a testa mais reta, sendo mais comprido que o quadrado.




Como disfarçar o rosto retangular?

Aplique o blush embaixo dos olhos seguindo uma linha quase horizontal que termina na raiz do cabelos. O bronzer e aplicado nas laterais da testa e maxilar para disfarçar o quadrado do rosto. Ilumine levemente as maçãs do rosto.


Rosto Quadrado



O rosto quadrado tem uma fronte larga e forte e maxilar com ângulos acentuados, testa e o queixo menor. Nesse tipo de rosto é preciso proporcionar altura no comprimento e diminuir os ângulos das laterais.



Como corrigir o rosto quadrado?

Aplique o blush das maçãs do rosto na diagonal. Passe o bronzer das laterais do maxilar até as temporas. Aplique também nas laterais da testa. O Iluminador vai no centro da testa, nariz e queixo para realçar e deixar mais redondo.


Rosto Triangular



Nesse rosto, o maxilar é mais largo que a testa, sendo essa bem mais fina. O rost triangular tem o comprimento maior que a largura. Essa característica dá ao rosto um formato de triângulo.



Como equilibrar a testa e o maxilar?
 
Aplique o blush somente nas bochechas. O bronzer vai nas laterais do maxilar e na testa, sempre rente à raiz dos cabelos. Ilumine as laterais da testa, as têmporas e o centro do queixo para realçar a parte de cima.


Rosto Diamante


O rosto diamante é semelhante ao oval, mudando apenas as maçãs do rosto, que são mais salientes, o quê dá a impressão de maxilar e testa menores. O comprimento é quase do mesmo tamanho da largura. Essas características fazem lembrar um diamante, daí o nome.



Como diminuir as bochechas para equilibrar o rosto?

Aplique o blush no meio da bochecha, até um pouco abaixo do meio da orelha. Isso vai puxar as bochechas para baixo, camuflando seus saltados no centro do rosto. Aplique o bronzer nas têmporas para deixar mais estreito, e ilumine as laterais da testa e maxilar.


Rosto Triângulo Invertido



Possui a raiz dos cabelos reta, com testa maior que o maxilar. O queixo é fino e pontudo.




Como equilibrar o maxilar e a testa?


Aplique o blush somente no centro das bochechas. O bronzer é aplicado nas laterais da testa, nas têmporas e no centro do queixo. Ilumine as bochechas, as laterais do maxilar e o centro da testa.


Rosto Coração


Esse tipo de rosto é o mais comum. Lembra o rosto triangular invertido, com algumas diferenças: sua testa é mais larga que o queixo, mas tem a raiz do cabelo “estilo Drácula”, com entradas visíveis. As maçãs do rosto são mais salientes.




Como corrigir esse rosto?
Pincele o blush das maçãs dos rosto até as orelhas. Aplique o bronzer nas têmporas e nas laterais da testa. O iluminador vai no queixo, no centro da testa e no C do rosto (acima do blush até a sobrancelha).


E é isso, meninas. Aprendendo o formato de seu rosto e como corrigi-lo deixa muito mais fácil acertar na make e não fazer feio!
Não sei se alguém va querer saber, mas o meu rosto é do tipo Coração.


Ah! Outra coisa: as imagens fofas dos rostos com cabelo estilo princesa do post foram retirados do blog-tão-fofo-quanto Oh Céus!.

4 comentários!:

Thaís Araújo achou que...

Ótima as dicas, são sabia que existia tantos tipos de rostos assim..
Mas vou seguir o que tá falando.. rs

Beijos, flor

Bia achou que...

@Thaís Araújo
O difícil mesmo é conseguir definir o nosso tipo! Depois disso, fica fácil!

Beijos!

Renata achou que...

Amei o post! Já conhecia alguns truques, mas aprendi muita coisa com esse post! Obrigada! Também tenho dificuldade em definir qual é meu tipo de rosto! Beijinhos

Kelly Cristina achou que...

Bahhh não consegui identificar o meu rosto... acho que tenho problemas para essas coisas hehehe
Não consigo identificar o meu olho e agora o meu rosto hehhehe
Bjus
Muito legal o post!!!

Comente você também!

Todos os comentários deixados aqui serão lidos e moderados previamente.
Desse jeito, poderei responder a cada uma.
Serão publicados aqueles que respeitem as regras abaixo:

- Que contenham conteúdo compatível com o assunto do post;
- Que não contenham propagandas desnecessárias e/ou spams;
- Xingamentos ou palavrões serão excluídos.

Evitem colocar o link do seu blog no corpo do comentário, pois o Blogger pode redirecioná-lo para SPAM. Se quiser deixar seu link, comente usando a opção Open ID.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...