Pergunta da leitora: Maquiagem na pré-adolescência


Hoje estou inaugurando uma nova tag no blog, a Pergunta da leitora, e nela espero tirar as dúvidas das perguntas que achar mais importantes para ajdar também para as outras pessoas.
Vou começar com a pergunta que a leitora Renata Rocha fez nos comentarios, sobre Maquiagem na Pré-Adolescência.
(...) é que é muito difícil uma make adequada pra minha idade, eu tenho 13 então já viu né? Eu acho simplesmente horrível garotas que querem ultrapassar a idade , que vão pra escola como se fossem pra uma balada. e as sombrinhas douradinhas e rosinhas já são rotinas de mais sabe? (...)
Bom, pra começo de conversa, todo dermatologista prega: não há necessidade de maquiagem em meninas com menos de 15 anos. Até essa idade, a pele ainda é muito sensível, e qualquer coisa que você aplica nela pode fazer estragos sérios que você levará para toda a vida. Mas, usando os produtos certos, e somente eles, você pode levar esse risco a quase zero.
Nos dias de hoje as meninas largam as bonecas cada vez mais cedo, e ao invés de brincar, começam a se importar com a vaidade. Eu já vi menina de 8 anos mais maquiada do que eu - no sentido de maquiagem demais, com direito aquele ar de reboco, sombra azul cintilante e batonzão vermelho, e a gente sabe que isso não é o certo. Muitas vezes, a culpa é por parte da mãe, que introduz a menina a entrar nesse mundo e até a incentiva para ficar com cara de 'mocinha'. Isso faz com que, na cabeça da menina, o conceito crescer logo fique implantado lá, bem no fundo.

Mas, peraí, eu não estou aqui pra falar besteira nem causar polêmica! Meu argumento é que tudo tem sua hora, e maquiagem em meninas de 12 anos para baixo, no way. Se você é sortuda e tem mais idade, fica tranquila: você está liberada para looks leves, que vão realçar ainda mais a sua beleza.

Maquiagem para os 13 anos

Com 13, você está liberada para usar blush natural, rímel transparente e gloss translúcido. Se quiser usar uma sombra próxima ao tom de sua pele, mais clara um pouco, em toda a pálpebra, você consegue um efeito iluminado com bem pouco.

No exemplo: blush rosa e gloss translúcido rosado.



Maquiagem para os 14 anos

Com 14 anos, você já pode abusar um pouco mais da cor nos glosses. Está permitido também um rímel marrom ou preto suave e delineador colorido durante o dia. Só lembre-se: se o gloss for bastante pigmentado, não abuse do delineado.


No exemplo: olhos delineados com azul água, rímel marrom e gloss leve rosa.


Maquiagem para os 15 anos

Com 15 anos, tudo começa a ser liberado, mas vá com calma, hein? Você já pode usar algumas sombras mais claras, ou até as fluos. Delineado preto pode também. O rímel pode ser preto, e você também tem uma liberdade maior com ele - peloamor, rímel sim, cílios postiços não! Você também pode usar batons claros, só não ouse demais: vermelho ainda não.
Se na boca tiver um batom mais forte, vá de olhos apenas delineados. Se a sombra for mais colorida, aposte numa boca mais nude.


No exemplo: sombra fluo verde, blush pêssego, delineado e rímel preto, e batom rosa claro.

A partir dos 15, o uso da maquiagem é mais livre e vai de acordo com o bom senso da pessoa. Nada disso que eu disse aqui é regra, mas para as mamães que estão lendo: se sua princesinha gosta de maquiagem e se perde na sua bancada, converse com ela, e permita a ela se maquiar apenas com 13 anos, procurando seguir essas dicas que eu dei.

Você deve ter percebido que eu não mencionei base, corretivo e pó, certo? Não acho necessário porque meninas nessa idade costumam ter pele de pêssego, mas, se não é seu caso, te aconselho a procurar um dermatologista, pois ele vai te dizer seu tipo de pele e os produtos mais adequados à cada necessidade.

---------------------------------

Se você tem uma dúvida, quer uma dica ou uma resposta para sua pergunta, entre em contato nos comentários, Twitter, Facebook, Orkut ou E-mail. Tem tudo que você precisa pra falar comigo aqui. O importante é participar!

3 comentários!:

Thaís Araújo achou que...

Adorei as dicas!
Acho bem importante cada um se maquiar de acordo com a sua idade..

Beijos.
www.consumisse.blogspot.com
@thaharaujo

Renata achou que...

Nossa! Super ultra mega obrigada! Um post sobre uma dúvida minha *-* ai que emoção! Fiquei super feliz! Era tudo que eu queria saber! Ah, então, eu tenho uma sujestão :D hihi. assim, tipo uma tag em que as leitoras possam mandar makes, esmaltes, sei lá :D eu, sei lá, poderia mandar uma foto como uma make com base nas suas dicas , sei lá :D Ai obrigada de novo, Bia! Nem imagina como me ajudou!

kisses & hugs , ♥

Kelly Cristina achou que...

ótimas dicas!!
Muto bom mesmooo
;)

Comente você também!

Todos os comentários deixados aqui serão lidos e moderados previamente.
Desse jeito, poderei responder a cada uma.
Serão publicados aqueles que respeitem as regras abaixo:

- Que contenham conteúdo compatível com o assunto do post;
- Que não contenham propagandas desnecessárias e/ou spams;
- Xingamentos ou palavrões serão excluídos.

Evitem colocar o link do seu blog no corpo do comentário, pois o Blogger pode redirecioná-lo para SPAM. Se quiser deixar seu link, comente usando a opção Open ID.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...