S.O.S. Maquiagem | Tipos de Olhos


Diagrama dos Olhos: lembrem-se bem dessas nomenclaturas!
O indispensável para qualquer make dar certo é conhecer bem seu rosto e suas formas. Cada pessoa tem um tipo de rosto diferente, boca e olhos, e isso influencia diretamente no resultado de tudo, e não adianta se a pessoa usar todo o material da MAC se ela não se conhece.
Hoje começo a nova tag, S.O.S. Maquiagem, e pretendo ajudar um pouco as meninas que têm duvida sobre o assunto.
Sinta-se livre para comentar e perguntar qualquer coisa! Estou à disposição de todos vocês! :)

Olhos Saltados



O objetivo desse truque é minimizar a aparência de olhos proeminentes. Normalmente esse tipo de olhos é comum em rostos cujas partes móveis dos olhos estão sobressaltadas. A melhor dica para qualquer tipo de olho começa com: O escuro afunda e o claro sobressai. A idéia dssa dica é escurecer a parte móvel e iluminar o arco da sobrancelha.
  • Comece iluminando o arco da sobrancelha com um tom de sombra clara (L) e esfume em direção à pálpebra móvel.
  • Aplique um tom de sombra médio (M) no côncavo ou contorno dos olhos e esfume para misturar com o tom claro da sombra iluminadora.
  • Escolha um tom de sombra escura (D) e aplique em toda a extensão da pálpebra móvel. Esfume no contorno para misturar com o tom médio e gerar um degradê no côncavo.
  • Delineie o contorno dos olhos com um lápis preto bem rente à raiz dos cílios superiores e inferiores, bem como também por dentro da linha dos cílios inferiores para dar a ilusão de que os olhos estão diminídos, ou seja, menos saltados. Esse efeito projeta a região entre a sobrancelha e o côncavo, disfaçando o globo saltado.
  • Finalize com rímel para tingir os cílios.

Olhos Amendoados



Esse tipo de olho se caracteriza por apresentar os cantos externos mais altos que a linha de centro dos olhos, sendo praticamente, o oposto dos olhos caídos. O truque é oferecer dimensão maior aos olhos.
  • Comece aplicando um tom de sombra clara (L) no arco das sobrancelhas e esfume bem em direção à pálpebra móvel. Aplique também no canto interno para abrir o olhar.
  • Aplique um tom de sombra médio (M) no centro da pálpebra e esfume em direção ao côncavo para demarcar essa região
  • Escolha um tom de sombra escura (D) e aplique no canto interno e externo apenas. Esfume bastante para misturar o tom com a sombra de tom médio do passo anterior, mas lembre-se de não escurecer o centro da pálpebra, a idéia é escurecer os cantos e iluminar o centro.
  • Delineie com a sombra escura a raiz dos cílios inferiores e faça a união com o canto externo superior. Aproveite para esfumar e não deixar marcado.
  • Contorne o olhos com um lápis preto e esfume o traçado do lápis com um cotonete.
  • Aplique máscara para cílios em cima e em baixo para destacar e abrir o olhar.

Olhos Profundos


Nos olhos profundos, as sobrancelhas estão mais proeminentes, deixando os olhos mais recuados. O truque aqui é aplicar tonalidades claras para realçar os olhos e evitar ao máximo os tons escuros.
As sobrancelhas são muito importantes nesse caso. Elas devem estar limpas, sem pelos excessivos e leves. Dê maior atenção à elas antes de seguir nas dicas!
Agora vamos para os olhos, garantindo que fiquem bem destacados. Prefira as cores de sombra mais claras com acabamento que ofereça mais destaque para as pálpebras, como os perolados ou metálicos.
  • Aplique um tom claro de sombra (L), em toda a pálpebra, iluminando bastante o arco das sobrancelhas.
  • Escolha um tom médio de sombra (M), aplique na pálpebra móvel e esfume em direção ao arco da sobrancelha, subindo um pouco além da linha do côncavo. O efeito será o de “fazer descer” o ossinho da sobrancelha, que dará espaço para o restante da pálpebra.
  • Aplique uma sombra de tom mais escuro (D), no cantinho externo, mantendo a coloração bem intensa e aproveite para esfumar e destacar o côncavo, passando um pouco da linha do mesmo em  direção à sobrancelha, isso vai fazer acentuar o efeito de fazer descer o ossinho. Lembre-se de deixar a raiz dos cílios superiores à mostra com a sombra clara metálica ou perolada que você já havia aplicado.
  • Delineie e esfume a raiz dos cílios superiores e inferiores a partir do meio em direção ao canto externo dos olhos.
  • Capriche na finalização dos cílios: use primeiramente um cruvex, e depois camadas generosas de máscara para cílios de aumento de volume e de efeito alongador, uma camada de cada.

Olhos Juntos

Os olhos juntos são caracterizados por terem a distância entre eles menor que  o tamanho do próprio olho. A dica nesses casos é escurecer os cantos externos e iluminar bastante os cantos internos.
  • Aplique uma sombra clara por toda a pálpebra, no arco da sobrancelha para iluminar e concentre no canto interno para acender o olhar.
  • Escureça a pálpebra no canto externo com uma sombra de tom médio (M) e escuro (D). A média vai no canto externo, e a escura faz o acabamento V por cima da média. Esfume bastante para suavizar a cor, lembarndo de manter a cor intensa. No côncavo deixe bem demarcado, esfumando apenas para suavizar as bordas. Direcione o formato do look para a ponta da sobrancelha e em seguida faça o contorno arredondado para finalizar.
  • Delineie a raiz dos cílios superiores e inferiores com um lápis preto ou delineador a partir do meio dos olhos e em seguida esfume a sombra escura por cima,  para dar um ar mais dramático ao look.
  • Passe algumas camadas da sua máscara preferida nos cílios.
Na minha opinião, essa make é a que funciona melhor em quase todos os tipos de olhos, exceto nos separados.


Olhos Separados

Nos olhos separados, a distância entre os olhos é maior que o próprio olho e o objetivo da correção é ajudar os olhos a parecerem mais juntos.
Como em todas as dicas, vale a regrinha citada no começo do post: O escuro afunda e o claro sobressai. Nesse caso usaremos cores mais escuras nos cantos internos das pálpebras, para que os olhos pareçam mais próximos.
As sobrancelhas devem estar mais preechidas nos cantos internos dos olhos.
  • Comece iluminando o arco das sobrancelhas com uma sombra clara. Aplique a mesma cor na pálpebra móvel e no canto externo, esfumando sempre.
  • Escolha um tom de sombra médio (M), aplique no canto externo e esfume no côncavo para demarcá-lo.
  • Escolha um tom de sombra mais escuro (D), aplique esfumando no canto interno próximo do nariz em direção ao meio da pálpebra, acompanhando a linha do côncavo.
  • Delineie com lápis preto ou delineador a raiz dos cílios superiores e inferiores e também por dentro dos olhos. Esfume a sombra escura por cima, somente no canto interno. A idéia toda é escurecer essa região dos olhos e clarear a região oposta.
  • Aplique, com fartura, rímel na porção interna da linha dos cílios para acentuar essa região e dar, ainda mais, a impressão de que os olhos estão mais próximos, que é o objetivo do truque.

Olhos Caídos

Os olhos caídos são olhos em que os cantos externos estão mais baixos que a linha de centro do olhar. Definimos a linha de centro como uma linha imaginária horizontal, que passa pelo canal lacrimal e se direciona lateralmente passando pelas orelhas.
A correção para esse tipo de olho, tem por objetivo dar um “up” no canto externo da pálpebra móvel.
  • Aplique lápis preto ou delineador na raiz dos cílios superiores, começando pelo meio da pálpebra e indo em direção ao canto externo, com um traçado fino, e termine com um traçado mais grosso estilo "gatinho". Com isso seu olho ganha um novo formato e levanta justamente o que está caído: os cantos externos.
  • Dê uma clareada no arco das sobrancelhas para abrir o olhar. Aplique uma sombra clara, light (L) para iluminar os olhos e esfume por toda a extensão da pálpebra.
  • Escolha uma sombra de tom médio (M),  aplique no centro da pálpebra e  no canto extreno. Esfume em direção à sobrancelha e ultrapasse para cima da linha do côncavo.
  • Escolha uma sombra de tom escuro, dark (D), aplique no côncavo e esfume até suavizar a cor, lembrando de esfumar mais para cima da linha côncavo.
  • Aplique mais uma vez uma sombra clara no canto interno e esfume em direção ao canto externo sem interferir no côncavo já feito. Você precisará de luz no olhar para não dar um ar de tristeza. Delineie a raiz dos cílios inferiores com a sombra mais clara para “abrir o olhar”.
Fique atenta para os limites da aplicação dos pigmentos nesse tipo de correção: 
Posicione o cabo do pincel de sombra com a extremidade do pincel encostada na asa do nariz do mesmo lado do olho que está sendo maquiado e a extremidade oposta passando pelo canto externo dos olhos e canto interno da sobrancelha (A). Os pigmentos devem ser aplicados respeitando o limite da linha imaginária que se criou então, ou seja, a sombra deve se conter a essa dessa delimitação. Caso contrário, a correção não será eficiente e os olhos ficarão caídos.

  • Evite delinear a raiz dos cílios inferiores, pois isso puxa o olhar para baixo.
  • Aplique lápis preto por dentro dos olhos. Essa é uma ótima arma para levantar a linha natural.
  • Novamente, use o curvex+máscara para cílios, bem generosamente. Se os seus cílios, mesmo com a máscara, não ficarem aquela coisa toda, apele para os postiços com ar natural. Você vai se surpreender com o resultado!
Se eu esqueci alguma dica ou algum tipo de olhos, por favor, avisem nos comentários!

7 comentários!:

Make Up Aos 40 achou que...

AMEY!

Bia achou que...

@Anna Pennella
Que bom, flor!

Beijos!

Anna Carolina Itoh achou que...

E olhos de japinha, de mestiça, hein? Fiquei meio na dúvida hahaha

Bia achou que...

@Anna Carolina Itoh
Sabe que eu não tinha reparado?
Vou atualizar o post em breve com as dicas!
Muito obrigada por me avisar! :)

Beijos!

Renata achou que...

Nossa, amei! Acho que os meus são ... normais , sei lá! Não sou muito boa em definir coisas! Mas minha mãe tem olhos caídos, vai ajudar muito quando eu for maquiá-la! Beijinhos

Kelly Cristina achou que...

Muto legal esse post, mas acho que meus olhos não se encaixaram em nenhuma categoria tbm hehehe
Bjus
;)

Renata Nicolau achou que...

Olá, gostei muito do post, e achei o máximo o nome do seu blog :D

Já sou sua seguidora.

Se quiser conhecer o meu (e seguir tb ;), ficarei muito feliz.

Beijinhos

Renata Nicolau - Beauty4Us
www.beauty-4-us.blogspot.com

Comente você também!

Todos os comentários deixados aqui serão lidos e moderados previamente.
Desse jeito, poderei responder a cada uma.
Serão publicados aqueles que respeitem as regras abaixo:

- Que contenham conteúdo compatível com o assunto do post;
- Que não contenham propagandas desnecessárias e/ou spams;
- Xingamentos ou palavrões serão excluídos.

Evitem colocar o link do seu blog no corpo do comentário, pois o Blogger pode redirecioná-lo para SPAM. Se quiser deixar seu link, comente usando a opção Open ID.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...